terça-feira, 7 de abril de 2015

A Divina Liturgia de São João Crisóstomo.

...A PALAVRA o inspira e evangeliza; a IMAGEM que visibiliza a palavra bíblica e leva aos olhos o que a palavra transmite ao ouvido; a ORAÇÃO, prece litúrgica na que ressoa a voz da Igreja e se consuma a comunhão dos Santos num mesmo e único Espírito ...
Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,  torna-nos dignos de tua compaixão;  volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;  mostra-nos, como sempre, o teu poder.  Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos: Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos.
A Igreja Ortodoxa

Chama-se Ortodoxia ao grupo de Igrejas Cristãs orientais que professam a mesma fé e, com algumas variantes culturais, praticam basicamente os mesmos ritos. Sua origem está no próprio berço do Cristianismo, uma vez que a Igreja de Cristo teve início no Oriente e de lá se expandiu para todo o mundo. Essas Igrejas não têm um “fundador” humano, como acontece com vários grupos religiosos, uma vez que elas se organizaram a partir das primeiras comunidades cristãs.
Tudo começou em Jerusalém, com a pregação e ministério de Jesus, o Cristo de Deus, seu Filho Unigênito e Salvador do mundo. Após a morte, ressurreição e subida aos Céus (Ascensão) do Senhor, foi-se fortalecendo a Igreja de Jerusalém, sob a direção dos próprios Apóstolos de Jesus, continuadores de sua obra.

Ao iniciar-se, porém, a perseguição judaica contra os cristãos, como lemos no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos dos Apóstolos 7, 54-8,4) e o derramamento do sangue do primeiro mártir por Cristo, o diácono Santo Estevão, aproximadamente pelo ano 32 d.C., muitos cristãos deixaram Jerusalém e se dispersaram por toda a Judéia, Samaria, Antioquia e outras regiões, anunciando o Evangelho, e assim foram se formando as primeiras Comunidades, promovidas, posteriormente, a sedes episcopais e, por sua importância, patriarcais. Sabe-se que os cristãos foram perseguidos tanto pelas autoridades judaicas, quanto pelo Império Romano que os via como praticantes de uma religião “não-autorizada”, ilegal, razão pela qual os mesmos não tinham liberdade de culto, realizando suas reuniões nas casas e junto aos túmulos dos mártires (catacumbas).

Entrementes, a fé no Filho de Deus já havia chegado à Acaia, hoje Grécia, e à capital do império, Roma. Tal situação, com maior ou menor rigor, perdurou até o ano 313, quando o Imperador Constantino, o Grande, pelo Edito de Milão, concedeu liberdade religiosa a todos.

O mesmo imperador Constantino fundou a cidade de Constantinopla (cidade de Constantino), onde antes existia o sítio de Bizâncio, na Ásia, onde hoje está a cidade de Istambul, na Turquia, cidade para a qual transferiu a sede do império, razão pela qual passou-se a falar em Império Bizantino, o Império Romano do Oriente, sob franca influência da cultura helênica. Constantinopla foi chamada “a nova Roma”.

Já então a administração da Igreja estava estruturada, tendo à frente os Bispos, Presbíteros (Padres) e Diáconos, como atestou Santo Inácio de Antioquia pelo ano 107 d.C. A partir de então, com a liberdade e posterior oficialização concedidas pelo Império, a Igreja passou a se fortalecer e definir liturgicamente, passando, ainda, a enviar missionários aos não-cristãos.

A Igreja Cristã oriental foi profundamente marcada, de forma geral, pela época em que era a Igreja oficial do império.Em 381 foi conferido ao Arcebispo da sede imperial, Constantinopla, o primado de honra e o título de Patriarca, colocando-o, em honra, logo depois do Bispo de Roma, e em 451 recebeu a igualdade em honra e primazia em relação ao mesmo. Finalmente, em 587 recebeu o título de Patriarca Ecumênico.

A par a Igreja de Constantinopla, as Comunidades Cristãs mais antigas, ou seja, as Igrejas de Jerusalém, Alexandria e Antioquia estavam igualmente organizadas quanto à hierarquia e corpo doutrinário, em comunhão com as igrejas irmãs.

São João Crisóstomo
Imagem

Incomparável mestre João, depois de sua morte recebeu o epíteto de Crisóstomo (“Boca de Ouro”) por seu maravilhoso dom na oratória. Contudo, sua piedade e inominável valor são atributos que o fazem mais glorioso e um dos maiores pastores da Igreja.

As relíquias de São João Crisóstomo passaram 30 anos em uma igreja da Capadócia, em Komana, onde o Grande Mestre passou por tantas provas no exílio. No ano 438, seu corpo foi exumado e transladado para Constantinopla.

O imperador Teodósio II e sua irmã Santa Pulqueria acompanharam o cortejo, juntamente com o Patriarca Proclos que havia sido seu discípulo, pedindo perdão pelos pecados de seus antecessores que tanto perseguiram São João. O corpo de São João Crisóstomo foi depositado na Igreja dos Santos Apóstolos de Constantinopla. Na Igreja Ortodoxa ele é um dos três santos Patriarcas e Doutores Universais, com São Basílio e São Gregório Nazianzeno.

Nosso Senhor, Deus e Salvador JESUS CRISTO! Veneramos teu santo ícone, ó Deus de bondade, implorando o perdão de nossas culpas, ó Cristo Deus! Que voluntariamente, subiste corporalmente à Cruz para salvar da escravidão do inimigo os que formaste. Por isso, dando-te graças, nós te aclamamos: - Trouxeste a todos grande alegria, ó Salvador nosso, quando vieste para salvar o mundo!
(Oração que o sacerdote faz diante do Ícone de Cristo, o Salvador, antes de iniciar a celebração da Divina Liturgia)


Imagem
A Divina Liturgia de São João Crisóstomo (A Santa Missa)

CANTO DE ENTRADA
  1. 1. RITO INICIAL SACERDOTE: Rei Celeste, Consolador, Espírito da verdade, presente em toda parte e ocupando todo lugar, tesouro dos bens e dispensador da vida, vinde e habitais em nós, purificai-nos de toda mancha e salvai nossas almas. Vós que sois Bom. Glória a Deus nas alturas, paz na terra e benevolência aos homens. (duas vezes) Senhor, abre meus lábios e minha boca e anunciará vossos louvores. (uma vez) Bendito seja o reino do Pai, do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: AMÉM!

    2. SÚPLICAS SENTADOS SACERDOTE: Em paz, oremos ao Senhor.
POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Pela paz que vem do alto e pela salvação de nossas almas, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Pela paz do mundo inteiro, pela estabilidade das Santas Igrejas de Deus e pela união de todos, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Por esta Igreja Santa e por aqueles que nela entram com fé, devoção e temor de Deus, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Por nosso Bem-aventurado Patriarca Athanasios I, por nossos arcebispos e Bispos, pela ordem venerável dos Sacerdotes, pelo Diaconato em Cristo, o clero e o povo, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Por nossos governantes, seus auxiliares, e seu exército, por sua assistência em toda obra boa, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Por esta cidade de São Paulo, por todas as cidades e vilas e pelos fiéis que nelas residem, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Pela salubridade do ar, pela abundância dos frutos da terra e por tempos pacíficos, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Por aqueles que viajam por mar, terra e ar, pelos doentes, aflitos e encarcerados e pela sua salvação, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Para que sejamos livres de toda aflição, ira, perigo e necessidade, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade.

SACERDOTE: Socorrei-nos, salvai-nos, tende piedade de nós e conservai-nos, ó Deus, pela Vossa graça. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Comemorando nossa santíssima, puríssima, bendita e gloriosa Senhora +, Mãe de Deus e sempre Virgem Maria e todos os Santos, recomendemo-nos, nós mesmos, uns aos outros e toda vida à Cristo nosso Deus. POVO: A Vós, Senhor. SACERDOTE: Senhor, nosso Deus, de quem o poder é incomparável, e a tua glória, incompreensível, a tua bondade é infinita e inefável. Porque a Vós se deve toda glória, honra e adoração, +Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: Amém.
3. ANTÍFONA EM PÉ POVO: + Pela intercessão da Mãe de Deus, ó Salvador, Salvai-nos. (três vezes) + Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém. POVO: Ó Filho Unigênito e verbo de Deus sempre imortal/ que quisestes para nossa salvação/ encarnar-vos da Santa Mãe de Deus/ e sempre Virgem Maria/ e fazer-vos homem sem deixar de ser Deus/ fostes crucificado/ Ó Cristo/ Nosso Deus/ vencendo a morte pela morte/ Vós que sois uma das pessoas da Santíssima Trindade/ glorificada com o Pai e o Espírito Santo/ salvai-nos.

O canto

4. PROCISSÃO DO SANTO EVANGELHO E HINOS SACERDOTE: A sabedoria! Fiquemos em pé! + Vinde, adoremos e prostremo-nos ante o Cristo. Salvai-nos, ó Filho de Deus, Vós que sois admirável em Vossos Santos, a nós que Vos cantamos. Aleluia. POVO: Salvai-nos/ ó Filho de Deus/ Vós que sois admirável em Vossos Santos/ a nós que Vos cantamos/ Aleluia! TROPÁRION DA VIRGEM MARIA POVO: Medianeira dos Cristãos, nunca esquecida/ Vós que intercedeis continuamente junto ao Criador/ não desprezeis a voz suplicante dos pecadores/ mas, Vós que sois bondosa/ vinde em nosso socorro/ a nós que Vos clamamos com fé./ Apressai-vos em interceder por nós/ instai a vossas súplicas, ó Mãe de Deus/ que velais sempre pelos que Vos honram. KONDAKHION Á SÃO MIGUEL ARCANJO
POVO: Arcanjo de Deus, Servidor da Glória Divina, Príncipe dos Anjos, Proteção dos povos, como Força Incorpórea, intercedei ao Senhor, nosso Deus. Aquilo que é Bom para nossas almas, concede-nos a Grande Misericórdia.

5. ORAÇÕES DE PURIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO SACERDOTE: Deus Santo, que repousais nos santos e que sois louvado pelos Serafins com um cântico três vezes santo. Porque sois Santo, ó nosso Deus, e nós Vos rendemos glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: Amém. + POVO: Santo Deus/ Santo Poderoso/ Santo Imortal, tende piedade de nós. (três vezes) + POVO: Glória ao Pai/ ao Filho e ao Espírito Santo / agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! POVO: Santo Imortal tende piedade de nós. + POVO: Santo Deus/ Santo Poderoso/ Santo Imortal, tende piedade de nós.
6. EPÍSTOLA SACERDOTE: Fiquemos atentos!
SENTADOS SACERDOTE: A Sabedoria! (O leitor lê o título da Epístola; Leitura da Epístola do Santo Apóstolo (Nº...) aos “...”) SACERDOTE: Fiquemos atentos! Leitor: (O leitor lê a Epístola “...”). (No final da leitura da Epístola): SACERDOTE: Paz a ti, ó leitor (a)! EM PÉ

POVO: Aleluia! Aleluia! Aleluia!
7. EVANGELHO SACERDOTE: A Sabedoria! Fiquemos em pé! Escutemos o Santo Evangelho + Paz a todos! POVO: E ao teu Espírito. SACERDOTE: Leitura do Santo Evangelho segundo... POVO: + Glória a Vós, Senhor, Glória a Vós! SACERDOTE: Fiquemos atentos! (O Sacerdote lê o evangelho) (Terminada a leitura): POVO: + Glória a Vós, Senhor, Glória a Vós!
8. HOMILIA LITURGIA EUCARÍSTICA
9. OFERTÓRIO SACERDOTE: A fim de que protegidos sempre pelo vosso poder, Vos rendamos glória, + Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. POVO: Nós, que misticamente representamos os Querubins/ e cantamos o hino três vezes santo à Trindade Vivificadora/ ponhamos de lado toda preocupação temporal/ para que possamos acolher o Rei do Universo.

CANTO

10. PROCISSÃO DOS DONS EM PÉ SACERDOTE: Intenção da Missa, o Sacerdote cita a (as) intenções. SACERDOTE: + Que o Senhor Deus se lembre de nós todos em seu reino, a todo o momento, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: Amém! POVO: Que as legiões dos Anjos os acompanhem invisivelmente. Aleluia! Aleluia! Aleluia! SENTADOS SACERDOTE: Continuemos nossa oração ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Por estes preciosos dons que foram oferecidos, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Senhor Deus, Onipotente e Único Santo/ que receveis o sacrifício de louvor/ dos que Vos invocam de todo o coração/ recebei também nossa súplica de pecadores/ elevai-os até o vosso altar Santo/ tornai-nos aptos de Vos oferecer/ dons e sacrifícios espirituais pelos nossos pecados e pelos erros do povo/ fazei-nos dignos de achar graça diante de Vós/ para que o nosso sacrifício Vos seja agradável/ e que o Bom Espírito de vossa graça desça/ sobre nós/ sobre estes dons oferecidos/ e sobre todo o vosso povo. SACERDOTE: Pela misericórdia de + vosso Filho Unigênito com o qual sois Bendito, assim como vosso Santíssimo, Bom e Vivificante Espírito, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

POVO: Amém!

11. ÓSCULO DA PAZ
EM PÉ SACERDOTE: + Paz a todos! POVO: + E ao teu Espírito. SACERDOTE: Amemo-nos uns aos outros, para confessarmos em unidade de Espírito. POVO: + O Pai, o Filho e o Espírito Santo, Trindade consubstancial e indivisível.

12. PROCISSÃO DA FÉ SACERDOTE: Com sabedoria fiquemos atentos! POVO: Creio em um só Deus/ Pai todo-poderoso/ Criador do céu e da terra/ de todas as coisas visíveis e invisíveis. / Creio em um só Senhor, Jesus Cristo/ Filho Unigênito de Deus/ nascido do Pai antes de todos os séculos:/ Deus de Deus/ Luz da Luz/ Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado/ consubstancial ao Pai. / Por ele todas as coisas foram feitas. / E por nós homens e para a nossa salvação, desceu dos céus/ e se encarnou pelo Espírito Santo/ no seio da Virgem Maria/ e se fez Homem. / Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos/ padeceu e foi sepultado. / Ressuscitou ao terceiro dia/ conforme as Escrituras/ e subiu aos céus/ onde está sentado à direita do Pai. / E de novo há de vir, em sua glória/ para julgar os vivos e os mortos/ e seu reino não terá fim./ Creio no Espírito Santo/ Senhor que dá a vida/ e procede do Pai e com o Pai e o Filho/ é adorado e glorificado. / Ele que falou pelos Profetas. /
Creio na Igreja/ Una, Santa, Católica e Apostólica. / Professo um só batismo para remissão dos pecados. / E espero a ressurreição dos mortos/ e a vida do mundo que há de vir./ Amém!
13. ORAÇÃO EUCARÍSTICA SACERDOTE: Fiquemos respeitosamente de pé, fiquemos de pé com temor; estejamos atentos para oferecer em paz a Santa Oblação. POVO: A misericórdia de paz, o sacrifício de louvor. SACERDOTE: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo + estejam com todos vós. POVO: E com teu Espírito. SACERDOTE: Elevemos nossos corações ao alto. POVO: Nós o temos para o Senhor. SACERDOTE: Rendamos graças ao Senhor. POVO: + É digno e justo adorar o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Trindade consubstancial e indivisível. POVO: É digno e justo celebrar-Vos, bendizer-Vos, louvar-Vos, dar-Vos graças, adorar-Vos em todo lugar da Vossa dominação. Porque sois o Deus inefável, inescrutável, invisível e incompreensível, existindo sempre e sempre o mesmo. Vós, Vosso Filho Unigênito e ao Vosso Espírito Santo. Tirastes-nos do nada para a existência e quando caímos, levantastes-nos de novo; e não deixastes de tudo fazer até levar-nos ao céu e dar-nos o Vosso futuro Reino. Nós Vos damos graças, bem como ao Vosso Filho Unigênito, e ao Vosso Espírito Santo, por todas estas coisas e por todos os benefícios conhecidos e ignorados, manifestos e ocultos. Graças Vos damos também por esta Liturgia que Vos dignastes aceitar de nossas mãos, apesar de terdes ao Vosso serviço, milhares de arcanjos e miríades de Anjos, os Querubins e os Serafins de seis asas e de múltiplos olhos, altivos e alados. Cantando o hino da vitória. Clamando, bradando e dizendo: POVO: Santo/ Santo/ Santo/ é o Senhor dos Exércitos:/ o céu e a terra estão cheio de Vossa glória. / Hosana nas alturas. / Bendito o que vem em nome do Senhor./ Hosana nas alturas! SACERDOTE: Com essas potências bem-aventuradas, nós também, Senhor, amigo dos homens, clamamos e dizemos: Sois Santo e Santíssimo, Vós, Vosso Filho Unigênito e Vosso Espírito Santo. Sois Santo e Santíssimo, e magnífica é vossa glória. SACERDOTE: Vós que amastes tanto o vosso mundo/ que destes o Vosso Filho Unigênito / para que todo aquele que nele crê/ não pereça/ mas tenha a vida eterna./ Ele veio/ e, tendo cumprido toda a sua missão a nosso respeito/ na noite em que foi entregue/ ou melhor, em que se entregou a si mesmo/ para a vida do mundo: tomando o pão/ entre as suas mãos santas, puras e imaculadas/ rendeu graças/ o abençoou, santificou, partiu/ e deu aos seus Santos Discípulos-

Apóstolos/ dizendo:

14. CONSAGRAÇÃO SACERDOTE: TOMAI, COMEI, ISTO É O MEU CORPO QUE É PARTIDO POR VÓS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. POVO: Amém! SACERDOTE: Do mesmo modo o cálice./ Depois de ter ceado/ dizendo: SACERDOTE: BEBEI TODOS DELE, ISTO É O MEU SANGUE, O DA NOVA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO POR VÓS E POR MUITOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. POVO: Amém! SACERDOTE: Lembrando-nos deste mandamento do Salvador/ e de tudo o que se realizou por nós: / a cruz, o túmulo, a ressurreição
ao terceiro dia, a ascensão ao céu, a entronização à direita do Pai, a segunda e gloriosa vinda. SACERDOTE: O que é vosso do que é vosso, nós vos oferecemos em tudo e por tudo. POVO: Nós Vos louvamos/ Vos bendizemos/ Vos rendemos graças ao Senhor/ e Vos suplicamos, ó nosso Deus. SACERDOTE: Nós Vos oferecemos também esta adoração espiritual e incruenta e Vos imploramos, rogamos, suplicamos: SACERDOTE: Enviai o Vosso Espírito Santo sobre nós e sobre estes dons aqui presentes. SACERDOTE: E fazei este +pão o corpo precioso de Vosso Cristo. POVO: Amém! SACERDOTE: E o que está +neste cálice, o sangue precioso de Vosso Cristo. POVO: Amém! Amém! Amém! SACERDOTE: De modo que sejam para os comungantes: purificação da alma, remissão dos pecados, comunhão de Vosso Espírito Santo, plenitude do Reino dos céus, título de confiança ante vós e não de julgamento ou condenação.

CANTO À VIRGEM MARIA


15. COMEMORAÇÕES SENTADOS SACERDOTE: Oferecemos especialmente a nossa Santíssima,+
puríssima, bendita e gloriosa Senhora Mãe de Deus e sempre Virgem Maria. POVO: É verdadeiramente justo, glorificar-vos, ó Mãe de Deus/ que sois bem aventurada para sempre/ isenta de todo o pecado e Mãe de nosso Deus. / Sois mais venerável que os Querubins/ incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins/ Vós que gerastes o Verbo de Deus/ sem deixar de ser Virgem. / A Vós que sois realmente a Mãe de Deus/ nós Vos exaltamos. AOS MORTOS: SACERDOTE: Lembrai-vos Senhor também dos que adormeceram com a esperança na ressurreição para a vida eterna, especialmente os falecidos de nossas famílias. POVO: Dai-lhes o descanso onde brilha a Luz de Vossa Face. AOS VIVOS: SACERDOTE: Oferecemos-vos ainda esta adoração espiritual pelo universo/ pela Santa Igreja Católica e Apostólica. POVO: Dai a todos a salvação! SACERDOTE: Lembrai-Vos, Senhor, em primeiro lugar de NOSSO Bem-aventurado Patriarca Athanasios I, do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, do Patriarca dos Romanos, concedei às vossas Santas Igrejas que eles vivam longos dias, em paz, saúde e honra, distribuindo fielmente a palavra da vossa verdade. POVO: E de todos e de todas. SACERDOTE: Lembrai-Vos, Senhor, dos nossos benfeitores, de vossas Santas Igrejas e dos que se lembram dos pobres. POVO: E enviai sobre todos nós a vossa misericórdia. SACERDOTE: E concedei-nos que numa só voz e num só coração, glorifiquemos e celebremos o Vosso nome venerável e magnífico, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: Amém!

SACERDOTE: E que a misericórdia + do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, esteja com todos vós. POVO: E com teu Espírito.

16. PREPRARAÇÃO PARA COMUNHÃO SACERDOTE: Tendo lembrado todos os Santos, ainda e novamente em paz, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Por estes preciosos dons que foram oferecidos e santificados, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Para que nosso Deus, amigo dos homens, que se dignou recebê-los sobre o seu altar santo, celeste e imaterial, como odor de perfume espiritual, nos envie em troca a graça divina e o dom do Espírito Santo, oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Que este dia inteiro seja perfeito, santo, pacífico, e sem pecado, roguemos ao Senhor. POVO: Concedei-nos Senhor. SACERDOTE: Um anjo de paz guia fiel, guarda de nossas almas, e de nossos corpos, roguemos ao Senhor. POVO: Concedei-nos Senhor. SACERDOTE: O perdão de nossos pecados e a remissão de nossas culpas roguemos ao Senhor. POVO: Concedei-nos Senhor. SACERDOTE: Os bens úteis as nossas almas e a paz para o mundo roguemos ao Senhor. POVO: Concedei-nos Senhor. SACERDOTE: O restante de nossa vida passado na paz e na penitência roguemos ao Senhor.

POVO: Concedei-nos Senhor. SACERDOTE: O fim de nossa vida cristã, pacífica, isenta de dor e de remorso e uma boa defesa perante o temível tribunal de Cristo, roguemos ao Senhor. POVO: Concedei-nos Senhor. SACERDOTE: Pedindo a unidade da fé e a comunhão do Espírito Santo, recomendemo-nos nós mesmos, uns aos outros e toda nossa vida à Cristo nosso Deus. POVO: A Vós, Senhor. SACERDOTE: Senhor, amigo de todos nós, nós Vos recomendamos toda nossa vida e nossa esperança. SACERDOTE: E tornai-nos dignos, Senhor, de ousar, com confiança e sem condenação, chamar-Vos Pai, a Vós que sois o Deus celeste, e dizer. EM PÉ

17. ORAÇÃO DOMINICAL

TODOS: Pai nosso que estais nos céus/ santificado seja o vosso nome/ venha a nós o vosso reino/ seja feita a vossa vontade/ assim na terra como no céu. / O pão nosso de cada dia nos dai hoje/ perdoai-nos as nossas ofensas/ assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido./ E não nos deixeis cair em tentação/ mas livrai-nos do mal. SACERDOTE: Porque a Vós pertence o reino, o poder e a glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: Amém!

18. RITOS DA COMUNHÃO
SACERDOTE: + Paz a todos! POVO: E ao teu Espírito. SACERDOTE: Inclinai vossas cabeças ante o Senhor. POVO: Diante de Vós, Senhor. SACERDOTE: Pela graça, misericórdia e pelo amor que aos homens tem o Vosso Filho Unigênito, com o qual sois Bendito, assim como o vosso Santíssimo, Bom e Vivificante Espírito, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: Amém! Senhor Jesus Cristo, olhai da vossa Santa morada e do trono de glória de Vosso reino. Vinde santificar-nos, Vós que estais sentado no alto, com o Pai e que estais presente aqui conosco de modo invisível. Tornai-nos dignos, pela vossa mão poderosa, de participar de vosso Corpo puro e de Vosso Sangue precioso, por meu (nosso) intermédio, distribuí-os a todo povo.

ELEVAÇÃO DA HÓSTIA


SACERDOTE: Fiquemos atentos! O que é Santo é dado aos Santos! POVO: Um só é Santo, um só é o Senhor, Jesus Cristo, para a glória de Deus Pai. Amém!



FRAÇÃO DA HÓSTIA

(O Sacerdote divide a Hóstia em quatro partes, dizendo): É partido e fracionado o Cordeiro de Deus, que é partido e nunca

consumido, mas santifica os que o recebem. A plenitude da fé do Espírito Santo!

19. COMUNHÃO

Povo: Creio, Senhor, e confesso que em verdade Tu És Cristo, Filho de Deus vivo e que vieste ao mundo para salvar os pecadores, do qual eu sou o primeiro. Creio ainda que este é o Teu Puríssimo Corpo e que este é Teu Próprio e Precioso Sangue. Suplico-Te, pois, tem misericórdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntárias e involuntárias, que cometi por palavras ou ações, com conhecimento ou por ignorância e concede-me, sem condenação, receber Teus puríssimos Mistérios para a remissão dos pecados e para a vida eterna. Amém. De Tua ceia mística, aceita-me hoje como participante, ó filho de Deus, pois não revelarei Teu Mistério aos Teus inimigos, nem Te darei o beijo como Judas, mas como o ladrão me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu reino, Que não seja para Teu juízo ou condenação a recepção de Teus Santos Mistérios, Senhor, mas para a cura da alma e do corpo. Amem

SACERDOTE: Com temor de Deus, Fé e Amor, aproximai-vos para a Santa Comunhão. POVO: Amém! Amém! Bendito seja o que vem em nome do Senhor/ O Senhor é Deus e nos apareceu.

CANTO DA COMUNHÃO
20. DEPOIS DA COMUNHÃO
SACERDOTE: Ó Deus, salvai + o Vosso povo e abençoai a Vossa herança.

POVO: Vimos à verdade e luz, recebemos o Espírito celeste, encontramos a fé verdadeira, adorando a Trindade indivisível, porque Ela nos salvou. SACERDOTE: Bendito + seja o nosso Deus a todo o momento, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: Amém! Seja nossas bocas, Senhor, cheias de Vossos louvores, porque nos tornastes dignos de participar de vossos mistérios santos, imortais e puros. Guardai-nos na santidade para cantar Vossa glória e proclamar vossa justiça o dia inteiro. Aleluia! Aleluia! Aleluia!

21. AÇÃO DE GRAÇAS

SACERDOTE: Ficai em pé, vós que recebestes os mistérios de Cristo, divinos, santos, puros, imortais, celestes, vivificantes e temíveis, para darmos ao Senhor dignas ações de graças. POVO: Senhor tende piedade. TODOS: Nós Vos rendemos graças, Senhor, amigo de todos nós e benfeitos de nossas almas, porque nos tornastes dignos, neste dia (noite) também, dos Vossos mistérios celestes e imortais. Endireitai nosso caminho, firmai-nos todos em Vosso temor, velai sobre a nossa vida e dai segurança a nossos passos, pelos rogos e intercessão da gloriosa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria e todos os Vossos santos. Porque sois nossa santificação, nós Vos rendemos glória, + Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: Amém! SACERDOTE: Vamos em paz. POVO: Em nome do Senhor.

SACERDOTE: Oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: Senhor/ Vós que abençoais os que Vos bendizem/ e santificais os que em Vós confiam/ salvai o vosso povo e abençoai a vossa herança./ Conservai a plenitude da vossa Igreja/ santificai os que prezam a beleza da vossa casa/ em troca dai-lhes a glória pelo vosso divino poder/ e não nos abandoneis/ nós que em Vós confiamos. / Dai a paz ao vosso mundo/ às vossas Igrejas/ aos sacerdotes/ aos nossos governantes/ ao exército e a todo o vosso povo/ porque todo dom excelente e toda dádiva perfeita vem do alto/ procedente de Vós/ ó Pai das luzes/ e nós vos rendemos glória/ ação de graças e adoração/ + Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. SACERDOTE: Bendito seja o nome do Senhor agora e sempre.

22. RITO FINAL

SACERDOTE: Oremos ao Senhor. POVO: Senhor tende piedade. SACERDOTE: (Abençoando o povo) + A benção do Senhor e Sua misericórdia desçam sobre vós por Sua graça e Seu amor que tendes a nós a todo o momento, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. POVO: Amém! SACERDOTE: Glória a Vós, + ó Cristo, nossa esperança; glória a Vós. Ó Cristo nosso verdadeiro Deus, Vós que sois admirável em Vossos Santos. Pela intercessão + de vossa Mãe puríssima, dos Santos e gloriosos Apóstolos dignos de todo louvor, de nosso pai São João Crisóstomo, Arcebispo de Constantinopla,... Padroeiro desta igreja
Santa), dos Santos cuja memória recordamos, dos santos e justos, antepassados do Senhor, Joaquim e Ana e de todos os Santos, tende piedade de nós e salvai-nos, porque sois bom amigo de todos nós. TODOS: + Pelas orações de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, tende piedade de nós. POVO: Amém!

Orações

Oração da Manhã

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Glória a Ti, ó Senhor, Deus nosso, glória a Ti. Senhor, sê misericordioso para comigo pecador. Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações de Tua Mãe Santíssima e todos os Santos, tem misericórdia de nós. Amém.
Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em nós e purifica-nos de todas impurezas e salva, Ó Bondoso, as nossas almas. Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de nós. (3 vezes).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. Santíssima Trindade, tem piedade de nós; Senhor purifica-nos de nossos pecados; Soberano, perdoa as nossas faltas; Santo vinde e cure as nossas
enfermidades, pela gloria de Teu Nome. Senhor, tem piedade (3 vezes). Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai nosso, que estás nos Céus, santificado seja o Teu nome, venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos as nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do maligno.

Porque Teu é o Reino, o poder e a glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. Tendo-nos levantado do sono, adoramos-Te, ó Senhor e cantamos-Te o hino angelical; Santo, Santo, Santo És, ó Deus, pela Santíssima Virgem, tem misericórdia de nós. Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.
Tu que me ergueste do sono, Senhor, ilumina a minha mente e abra a minha boca para que eu Te glorifique, ó Santíssima Trindade: Santo, Santo, Santo És, ó Deus, pela Santíssima Virgem: tem misericórdia de nós.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. O Juiz virá repentinamente e as obras de cada um aparecerão, porém invocamos-Te com temor. Santo, Santo, Santo És, ó Deus, pela Santíssima Virgem, tem piedade de nós.

Tendo-me levantado do sono, agradeço a Ti Santíssima Trindade, que por Tua benevolência e paciência, não Te aborreceste comigo, pecador e preguiçoso, nem me abandonaste nos meus infortúnios; mas pela Tua inefável bondade, me ergueste da lascividade, para que eu possa glorificar e santificar Tua grandeza.
Agora, então, ilumina os olhos da minha mente, abra a minha boca para que eu possa aprender Tuas palavras e entender Teus mandamentos; para praticar a Tua vontade, adorar-Te e glorificar-Te de coração, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. Senhor, tem piedade. (12 vezes).

Vinde adoremos ó Rei nosso Deus! Vinde adoremos e prostremo-nos perante Cristo Rei e nosso Deus! Vinde adoremos e prostremo-nos unicamente perante Cristo Rei e Deus nosso.
Oração da Noite
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Glória a Ti, ó Senhor, Deus nosso, glória a Ti.
Senhor, sê misericordioso para comigo pecador.
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações de Tua Mãe
Santíssima e todos os Santos, tem misericórdia de nós. Amém.
Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em nós e purifica-nos de todas impurezas e salva, o Bondoso, as nossas almas.
Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de nós. (3 vezes).
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. Santíssima Trindade, tem piedade de nós; Senhor, purifica-nos de nossos
pecados; Soberano, perdoa as nossas faltas; Santo vinde e cure as nossas enfermidades, pela glória de Teu Nome.

Senhor, tem piedade. (3 vezes). Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pai nosso, que estás no Céus, santificado seja o Teu Nome, venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos a nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do maligno.
Porque Teu é o Reino, o poder e a glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Senhor, nosso Deus, perdoa-me todas as minhas faltas que cometi hoje em pensamentos, palavras e obras, porque Tu És misericordioso e benevolente. Dá-me um sono calmo e pacífico; envia-me o anjo da guarda para me proteger e amparar contra todo o mal, pois Tu És o protetor de minha alma e do meu corpo e por isso te glorifico Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre por todos os séculos dos séculos. Amém.

Oração de São Basílio o Grande

Senhor Jesus Cristo, nosso Deus Soberano, fonte da vida e imortalidade, Criador de todos os seres visíveis e invisíveis, Filho eterno e unigénito de Deus eterno, que pela Tua inefável benevolência desejaste nos últimos dias Te revestir de corpo, ser crucificado e sepultado por causa de nós, indignos e maldosos, e renovar com Teu Sangue, nossa natureza corroída pelo pecado: Tu, Rei imortal, receba a penitência deste pecador, reclina-Te para mim e ouve-me: pequei, Senhor, pequei perante o Céu e perante Ti, e já não sou digno de olhar para as alturas de Tua glória. Enfureci Tua bondade, transgredi as Tuas leis e desobedeci Tua vontade.

Mas Tu, Bondoso Senhor, paciente e misericordiosíssimo, não me deixaste perecer com toda a minha iniquidade, sempre aguardando o meu arrependimento.
Tu disseste, ó Senhor, a Teus profetas: Não desejo a morte do pecador, mas que ele se arrependa e viva eternamente.

Tu não desejas, ó Soberano, que a obra de Tuas mãos pereça, nem Te apetece a perdição do homem, mas desejas que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

Por isso e eu, mesmo sendo indigno do Céu, da Terra e desta vida passageira, pois estou submerso no pecado, afundado nas paixões e maculei a Tua imagem. Porém sou obra e criatura de Tuas mãos e por isso não me desespero da salvação, mas me entrego todo à Tua infinita misericórdia. Receba-me, ó Senhor benevolente, como recebeste a meretriz, o ladrão, o publicano e o pecador, e perdoa todos os meus pesados pecados, Tu que redimiste os pecados do mundo, que curas as doenças dos sofredores; que chamas a Si os trabalhadores e sofredores e os consolas; que vieste para chamar não os justos, mas os pecadores para o arrependimento e penitência.

Limpa-me de toda a iniquidade do corpo e da alma, e ensina-me a praticar a santidade do Teu temor. E, tendo assim, limpa a consciência, e recebendo os Teus Santos Dons, me junte aos Teus Santíssimos Corpo e Sangue e tenha a Ti vivendo em mim com o Pai e o Teu Espírito Santo.
Ó Senhor Jesus Cristo, Deus meu, que esta comunhão dos Teus Santos Dons não seja para meu juízo, nem para enfraquecimento do corpo e da minha alma, pois sei que estou recebendo-Os indignamente.
Porém, Senhor, até o meu último suspiro permita-me receber sem condenação os Teus Santos Mistérios, unir-me ao Espírito Santo, receber a vida eterna e uma sentença favorável no Teu Juízo Final. Para que, assim, eu esteja entre os Teus escolhidos e seja participante dos bens eternos, que preparaste, Senhor, para que os que Te amam, nos
quais És bendito por todos os séculos. Amém.

Oração de São João Crisóstomo

Creio, Senhor e confesso, que em verdade Tu És Cristo, Filho de Deus vivo e que vieste ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Creio ainda que este é o Teu Puríssimo Corpo e que este é o Teu próprio precioso Sangue.

Suplico-Te, pois, tem misericórdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntárias e involuntárias, que cometi por palavras ou ações, com conhecimento ou por ignorância, e concede-me sem condenação receber Teus puríssimos Mistérios para remissão dos pecados e para a vida eterna. Amém.

Da Tua Ceia Mística, aceita-me hoje como participante, ó Filho de Deus; pois não revelarei o Teu Mistério aos Teus inimigos, nem Te darei o beijo como Judas, mas como o ladrão me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu Reino, Que não seja para meu juízo ou condenação, a recepção de Teus Santos Mistérios, Senhor, mas para a cura da alma e do corpo.

Oração Pelos Vivos
Salva, Senhor, e tem piedade do meu pai espiritual (nome...), de meus pais, parentes, mestres e benfeitores (dizer os nomes que desejar), de meus amigos e inimigos, de todos os cristãos ortodoxos e de todos que me pedem, a mim indigno, de rezar por eles.
Oração Pelos Mortos
Concede o repouso, Senhor, às almas de Teus servos falecidos (nome...), de todos os meus parentes, benfeitores, amigos e inimigos falecidos e perdoa-lhes todas as suas faltas voluntárias e involuntárias e dá-lhes o Reino dos Céus.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido)… E a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó gloriosos São Jorge e Santo Expedito, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes com as vossas vidas, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal.

Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro, São Jorge e Santo Expedito, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.

Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.



Ofício de Louvor
e Súplicas a São Miguel Arcanjo

Sacerdote: Bendito seja o nosso Deus, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos.
Coro: Amém
Leitor: Ó Rei Celestial, Espírito Consolador, Espírito da Verdade, que estás em todo lugar e tudo preenches, Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em nós, e purifica-nos de todas impurezas e salva o bondoso as nossas almas.
Leitor: Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de nós. (3 vezes).
Leitor: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Leitor: Ó Santíssima Trindade, tem piedade de nós. Senhor, purifica-nos de nossos pecados. Soberano, perdoa as nossas faltas. Santo, vinde e cure as nossas enfermidades, pela gloria de Teu Nome.
Senhor, tem piedade. (3 vezes).
Leitor: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Leitor: Pai nosso, que estás nos Céus! Santificado seja o Teu Nome! Venha a nós o Teu Reino! Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossa dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do maligno.
Sacerdote: Porque Teu é o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos.
Coro: Amém.
Sacerdote: O Senhor Deus a nós nos revelou. Bendito o que vem em Nome do Senhor.
Coro: O Senhor Deus a nós nos revelou. Bendito o que vem em Nome do Senhor.
Sacerdote: Glorificai ao Senhor, porque Ele é Misericordioso e a Sua Graça é Eterna.
Coro: O Senhor Deus a nós nos revelou. Bendito o que vem em Nome do Senhor.
Sacerdote: Tentaram-me e perseguiram-me, mas eu venci em Nome do Senhor.
Coro: O Senhor Deus a nós nos revelou. Bendito o que vem em Nome do Senhor.
Sacerdote: Não morrerei, mas viverei e anunciarei as Obras do Senhor!
Coro: O Senhor Deus a nós nos revelou. Bendito o que vem em Nome do Senhor!
Sacerdote: O Senhor Deus a nós se Revelou!
Coro: Bendito o que vem em Nome do Senhor!
Tropário a São Miguel
Coro: Como exemplo de toda obediência e confiança,/ foste escolhido o Arcanjo de Deus /para defender o Trono do Altíssimo/ Privilegiado por esta Sagrada Mansão/ O Arcanjo/ de Pura Luz/ Ilumina às nossas vidas/ com a Tua espada de fogo/. Tu és o nosso Guardião/. Protege-nos/ e guia-nos/ pois Ti cantamos/: Glorioso, Glorioso Tu és/ O Arcanjo de Deus,/ São Miguel,/ socorre às nossas almas!
Kondáquio (Cântico) a São Miguel
Coro: Arcanjo de Deus, Servidor da Glória Divina, Príncipe dos Anjos, Proteção dos povos, como Força Incorpórea, intercedei ao Senhor, nosso Deus. Aquilo que é Bom para nossas almas, concede-nos a Grande Misericórdia.
Rogações
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, protege-nos!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, nossa fé e nossa força!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, ilumina os nossos caminhos!

Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, nossa verdadeira defesa!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, livra-nos de todo mal!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, Concede-nos saúde e paz!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, aumenta a nossa fé!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel — Protetor dos nossos lares e nossas Famílias!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel — Protetor da Igreja de Cristo, intercede por todos nós!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo!
Coro: Agora e sempre e pelos seculos dos seculos. Amem.
Sacerdote: Estejamos atentos!
Bispo: A paz esteja com todos vós!
Coro: E com o teu espírito.
Leitor: Glorificarei ao Senhor, porque Ele É Bom,e cantarei ao Senhor das Alturas!
Coro: Glorificarei ao Senhor, porque Ele É Bom. E cantarei ao Senhor das Alturas!
Leitor: 0 teu coração se alegrará com a tua salvação
Coro: Glorificarei ao Senhor porque Ele É Bom. E cantarei ao Senhor das Alturas!
Leitor: Glorificarei ao Senhor, porque Ele É Bom
Coro: E cantarei ao Senhor das Alturas
Sacerdote: Sabedoria!
Leitor lê própria do dia (…) ou a que segue: Carta do Apóstolo São Paulo aos Filipenses!
Sacerdote: Etejamos atentos!
Leitor lê a Leitura: Irmãos! Alegrai-vos incessantemente no Senhor! Repito: Alegrai-vos! Que a vossa modéstia se torne conhecida de todos os homens. O Senhor está perto! Não vos inquieteis com nada; mas em todas as circunstâncias, manifestai a Deus todas as vossas necessidades por meio de orações e súplicas unidas à ação de graças. E a Paz de Deus que está acima de todo entendimento, guarde os vossos corações e os vossos pensamentos em Jesus Cristo. Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é Santo, tudo o que é amável, tudo o que é de bom nome, qualquer virtude, qualquer coisa digna de louvor da disciplina, seja isto o objeto dos vossos pensamentos. O que aprendestes e herdaste, o que ouvistes e observastes em mim, isso praticai. E o Deus da Paz será convosco (Fil.4:4-9).
Sacerdote: A paz Esteja contigo, leitor
Leitor: E com o teu espírito! Aleluia, aleluia, aleluia!
Coro: Aleluia, aleluia, aleluia!
Leior: Proclama o #1 Aleluia!
Coro: Aleluia, aleluia, aleluia!
Leitor: Proclama o #2 Aleluliário!
Coro: Aleluia, aleluia, aleluia
Sacerdote: Elevemo-nos para ouvir o Santo Evangelho! Sabedoria! A Paz Esteja com todos Vós!
Coro: E com o teu espírito.
Sacerdote lê a leitura própria do dia ou a que segue: Leitura do santo Evangelho, segundo o evangelho São Mateus.
Coro: Glória a Ti, ó Senhor, Glória a Ti!
Sacerdote: Estejamos atentos!
Bispo ou Sacerdote lê a leitura: Disse o Senhor: "Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto; pois todo o que pede, recebe; o que busca acha e o que bate se lhe abrirá. Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? Ou lhe dará unia cobra , se este lhe pedir um peixe? Ora, se vós que soís maus sabeis dar bons dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos Céus, dará coisas boas aos que Lhe pedem! Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, porque isto é a Lei dos Profetas (Mateus 7:7-12).
Coro: Glória a Ti, ó Senhor, Glória a Ti
Rogaçoes
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, protege-nos!.
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, nossa fé e nossa força!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, ilumina os nossos caminhos!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos. (3 vezes).
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, nossa verdadeira defesa!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, livra-nos de todo mal!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.

Sacerdote: Arcanjo São Miguel, concede-nos saúde e paz!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos. (3 vezes).
Sacerdote: Arcanjo São Miguel, aumenta nossa fé!
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel — Protetor dos nossos lares e nossas Famílias
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Arcanjo São Miguel — Protetor da Igreja de Jesus Cristo, protege a todos nós
Coro: Divino Amparo dos Cristãos.
Sacerdote: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.
Coro: Como era no princípio (2 vezes), agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amem.
Sacerdote: Cantemos o hino a Santíssima Virgem Maria, Senhora Nossa e Mãe de nosso Deus.
Hino á Nossa Senhora
Coro: Em verdade é justo glorificar-te, ó Mãe de Deus, a sempre bem-aventurada e imaculada, Mãe de nosso Deus. Mais pura que os querubins, mais gloriosa que os serafins; que sem manchas (que imaculadamente)deste a luz ao verbo de Deus, nós te aclamamos qual verdadeira Mãe de Deus!
Ladainha Insistente
Sacerdote: Tem Piedade de nós, ó Deus, segundo a tua Grande Misericórdia;nós Te suplicamos: Escuta-nos e tem Piedade de nós!
Coro: Senhor, tem Piedade! (3 vezes).

Sacerdote: Porque Tu És Deus Misericordioso e ama a humanidade e nós rendemos glória a Ti: Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos
Coro: Amém.
Sarcerdote: Roguemos ao Senhor!
Coro: Senhor, tem Piedade!
1. Oração A São Miguel
Ó Glorioso Príncipe do Céu, protetor das almas, eu clamo e invoco a ti para que me livres de todas as adversidades e todo o pecado, fazendo-me progredir no serviço de Deus e conseguindo d'Ele a graça de preservar até o final, para que possa gozar a Sua presença eternamente. São Miguel Arcanjo, protege-nos nos combates. Cobre-nos com teu escudo protetor e livra-nos das emboscadas e das ciladas do demônio. São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste, subjuga o mal para sempre. Precipita no inferno o satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo a perder almas, porque Tu és vitorioso pelos séculos dos séculos. Amém
2. Oração a São Miguel
Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celeste, São Miguel Arcanjo, defende-nos no combate contra os príncipes e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso e contra os espíritos malignos espalhados pelos ares. Vem em auxilio dos homens que Deus criou à Sua Imagem e Semelhança e que remiu por alto preço da tirania do demônio. A Igreja Te venera como Guarda e Patrono. A ti Deus confiou as almas remidas destinadas a ter assento na suprema Felicidade. Roga ao Deus da Paz que esmague o demônio debaixo dos nossos pés, para que não possa mais escravizar os homens e causar males à Igreja. Apresenta as nossas preces ao altíssimo, a fim de que, sem demora, nos previnam as Misericórdias do Senhor e tu tenhas o poder de agarrar o dragão, a antiga
serpente que é o diabo e satanás, e precipitá-lo acorrentado nos abismos, de sorte que não possa mais seduzir as nações. Amém.
3. Oração a Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, que precipitaste no inferno a Lúcifer e aos outros espíritos malignos, expulsa da minha cabeça todos os pensamentos de ódio, raiva, vingança, pensamentos impuros e perversos. Fortalece-me contra todas as outras tentações do demônio. São Miguel Arcanjo, que a tua espada cintilante arrede para longe de mim o satanás e todos os maus espíritos que querem me prejudicar no corpo e na alma. Sob a tua poderosa proteção nunca me deixarei contaminar pelo pecado do orgulho ou pela revolta contra o meu Deus e nem contra a Santa Igreja. Ó São Miguel Arcanjo! ó todos anjos bons e fiéis, defendei-me de dia, de noite, hoje e sempre. Amém.
4. Oração Do Anjo Da Guarda
Ó Anjo do Senhor, Jesus Cristo, meu Santo da guarda e tutor de minha alma e do meu corpo, perdoa-me todos os pecados que eu tenha cometido e livra-me (livrai-me) de todas as emboscadas dos meus inimigos, para que não cometa pecado algum que possa causar ajusta ira de Deus, mas ora (orai) por mim indigno e pecador que sou, afim de que me torne merecedor da bondade e da misericórdia da Santíssima Trindade, da Sacrossanta Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo e de todos os Santos. Amém.

5. Oração do Anjo da Guarda
Ó Anjo Santo, companheiro de minha Alma e vida humilde, não me largues com os meus pecados, não te apartas de mim por causa das minhas imperfeições. Não consintas que o maligno possa dominar o meu corpo débil, antes segura a minha mão fraca e guia-me no caminho da
salvação. Sim Anjo de Deus, Santo e Guarda de minha Alma e de meu corpo, perdoa-me tudo o que fiz aborrecendo-te, e, se pequei neste dia, seja Tu o meu Protetor guardando-me das adversidades para não aborrecer a Deus com um pecado sequer e peço-Te interceder por mim perante o Senhor Deus para fortalecer-me no Seu Temor e prova-me, servo merecedor da Tua bondade. Amém.
6. Oração ao Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso Guardador, dado por Deus do Céu para minha proteção. Ilumina-me neste dia e preserva-me de todo mal. Ensina-me a fazer o bem e guia-me (guiai-me) no caminho da salvação. Amém.
7. Oração Contra os Maus Espíritos
Ó Senhor Eterno, Tu que Salvaste a raça humana do cativeiro do diabo, Salva o Teu servo (nome) dos atos dos maus espíritos e Manda que se afastem da Alma e do corpo de Teu servo. Proíbe que eles morem ou se escondam nele, mas fujam para longe, diante de Teu Santo Nome e Nome de Teu Filho Único e Teu Espírito Santo Vivificante e fiquem distantes da criatura de Tuas Mãos. Até que ele seja purificado de toda influência diabólica, viva na adoração, na justiça e na piedade; mereça receber Teus Santos e Vivificantes Mistérios, os Mistérios do Teu Único Filho, nosso Senhor, Jesus Cristo. Amém.
Apólisis - Despedida
Sacerdote: Sabedoria! Santíssima Mae de Deus salva-nos!
Coro: Mais pura que os querubins, mais gloriosa que os serafins; que sem manchas (que Imaculadamente) deste a luz ao verbo de Deus, nos te aclamamos qual verdadeira Mae de Deus!
Sacerdote: Glória a Ti, ó Cristo Deus, Esperança nossa, glória a Ti.
Coro: Glória ao Pai, e ao filho, e ao Espírito Santo, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém. Senhor, tem Piedade! Senhor, tem Piedade! Senhor, tem Piedade! Mestre, abençoa-nos!
Sacerdote: Ó Cristo, nosso Deus Verdadeiro, que Ressuscitaste dos mortos, pelas orações: da Tua Puríssima Mãe e sempre Virgem Maria, São Miguel Arcanjo, dos Santos e Gloriosos Apóstolos, do Santo Padroeiro(Santa Padroeira) desta paróquia, e de todos os Santos, Tem Piedade de nós e Salva-nos, porque Tu és Bom e Misericordioso.
Coro: Amém.
Hinos e cânticos
Hino a São Miguel Arcanjo
Ó, são Miguel/ arcanjo do altíssimo/ ó, vem e vem /e socorre-nos!/protege-nos com a tua santa espada /e concede-nos/ sempre adorar a Deus (2 vezes).
Ó, luz entre os arcanjos!/ó, luz entre os querubins e os serafins/ tronos,/dominações/, potestades,/ virtudes e exércitos,/ glorificados sois /com o arcanjo são Miguel (2 vezes).

Hino à santíssima Mãe de Deus
(durante o período Pascal).
O anjo cantou/ à toda cheia de graça,/ virgem pura, alegra -te /novamente digo:/ alegra-te, pois teu Filho saiu /ao terceiro dia /do túmulo./ resplandece, resplandece/ ó nova Jerusalém! (2 vezes).
Pois a glória de Sião /brilhou sobre ti exulta de alegria /e alegra-te ó Sião/ e tu ó toda pura/ /Mãe de Deus/ és exaltada pela ressurreição do qual Filho/ deste à luz.
Ave Maria
(Saudação Angélica).
Ave Maria cheia de graça O Senhor é contigo /bendita és tu entre as mulheres/ e bendito é o fruto do teu ventre/ porque tu geraste o salvador das nossas almas.
A Minha Alma Exulta No Senhor
(Intepretação do Salmo 103).
A minha alma exulta./ Exulta no Senhor./ Bendito és Tu/ bendito és Tu Senhor,/ Senhor meu Deus/ Tu és imensamente misterioso/ bendito és Tu Senhor/ que com sabedoria/ com sabedoria tudo criaste/. Glória, glória a Ti Senhor/ que com sabedoria tudo criaste.
Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Ti Senhor. (3 vezes).


Feliz O Homem
(Interpretação do Salmo 1).
Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios/ e que não trilha o caminho dos pecadores./ Aleluia, aleluia aleluia.
Nem se senta entre os escarnecedores/ mas põe seu prazer na lei do Senhor e a medita dia e noite/ aleluia, aleluia aleluia.
Tudo o que empreende prospera /mas os ímpios são como a palha que o vento leva/ aleluia, aleluia aleluia.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos amém.
Aleluia, aleluia, aleluia, glória a ti Senhor. (3 vezes).
Senhor a Ti Clamo.
(Interpretação dos Salmos 140 e 141).
Senhor a Ti clamo/ ouve-me/ ouve-me Senhor,/ clamo a Ti ouve-me atende a minha oração/ quando Te suplico/ ouve-me Senhor. Que a minha oração se eleve como incenso diante de Ti/ e elevação das minhas mãos como um sacrifício vespertino/ouve-me Senhor.
• Do fundo do abismo clamo a Ti Senhor/ Senhor escuta a minha oração: Estejam os Teus Olhos atentos/ à voz da minha súplica.
• Se tiveres em conta os meus pecados Senhor/ Senhor quem poderá subsistir diante de Ti: Mas em Ti está o perdão dos pecados/ para que reverentes Te sirvamos.
• Eu confio no Senhor/ e a minha Alma tem confiança em Sua Palavra: Minha Alma anseia pelo Senhor/ mais que Os vigias pelo romper da manhã:. Mais que Os vigias pela aurora /espere Israel pelo Senhor: Porque no Senhor há Misericórdia /e abundante Redenção.
• Ele Mesmo há de Redimir Israel /de todas as suas iniquidades: Louvai ao Senhor todas as nações/ louvai-O todos os povos.
• Porque sem limites é a Sua Misericórdia para conosco/ e a Fidelidade do Senhor permanece para sempre.
• Glória ao Pai, e Filho e ao Espírito Santo /agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Ó Luz Serena
(Hino de São Sofrônio, Patriarca de Jerusalém).
Ó luz serena da glória /do Pai celeste e imortal,/ santo e bem aventurado/ Jesus Cristo/chegamos ao pôr do sol/ contemplando a luz vespertina cantamos ao Pai /cantamos ao Filho /e ao Espírito Santo de Deus /é digno que em todo o tempo /Te louvemos com vozes puras/ ó Filho de Deus/ doador da vida/ todo o universo Te glorifica.
Agora Deixa Em Paz Teu Servo
(Oração do Justo Simeão).
Agora/ deixa em paz teu servo/ ó Senhor como disseste,/ pois meus olhos viram/ a salvação que vem de Ti /que Tu preparaste/ para todos os povos /luz que brilhará /sobre todas as nações /e glória do teu povo Israel.
A Minha Alma Exulta No Senhor
(Interpretação do Salmo 102).
A minha alma exulta no Senhor/ e todo o meu espírito bendiz o Seu Santo Nome; /a minha alma exulta no Senhor/e nenhum de seus benefícios será esquecido. É Ele quem te perdoa/ e quem te cura de todas as enfermidades./ É Ele quem redime da morte a tua vida/ e te coroa /de graças e de misericórdia. Caridoso e cheio de amor é o Senhor,/ paciente
e misericordioso./ A minha alma exulta no Senhor/e todo o meu espírito bendiz o seu Santo Nome./ Tu és bendito, Senhor.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
(2 Coríntios 13:14)

Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário