A Igreja Cathólica Apostólica Orthodoxa do Rito Bizantino Eslavo nas Américas e no mundo , parte inseparável da Igreja do Cristo, de origem Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro, é uma das Igrejas da dispersão de 1917, é uma Igreja Autocéfala .
Nossa Igreja vem do Metropolita Panteleimon de Minsk (1942) e dos Sacerdotes que se exilaram nos Estados Unidos , depois de 1945.
Temos Sucessão desde Mons. Niemolovsky ( Eudokimov) (1918) passando por Mons. Zurawetsky(1950) , passando por SB. Wolodymyr Iº (Mar Walter Myron Propheta-04-10-1964) até chegar a nosso primeiro Patriarca Autônomo Bielorrusso , nos EUA(1970) MONS. Rizy Rysky ( Mar Uladyslau I º ) mas nunca afirmamos ser eslavos ou bielorrussos , e que nossa ortodoxia , por ser autônoma , não é etnicista, nem Filetista somente pretendemos evangelizar com os velhos dogmas , dos 7 Concílios Universais, com o Credo, sem o agregamento do “ Filioque” , e dedicamos a todos aqueles que desejam seguir a Cristo também concordando com nossa particular visão ortodoxa, tal como figura em nossos Estatutos e regulamentos, os quais mantem marcadas diferenças disciplinares , com outras Igrejas Ortodoxas , chamadas históricas ou orientais, mas, ser diferentes, não nos faz menos ortodoxos , e pelo contrario , cremos sinceramente estar mais acercados pelo ideal de Cristo e mais longe das tradições humanas.
Muitos são os fiéis ortodoxos que se perguntam sobre o significado do término “Canônico” ou “não Canônico” aplicado a uma Igreja. É necessário aclarar, sem embargo, que muitas vezes se parte de conceito errôneo ( e em certo modo simplista) de confundir a Canonicidade de uma Igreja com um reconhecimento Oficial da Sede de Constantinopla.
Para começar devemos afirmar que toda Igreja que cumpre fielmente com os Cânones emanados dos sete Concílios Ecumênicos é de fato ‘CANONICA ‘.
Uma Igreja só é genuinamente ortodoxa quando é canônica, por tal razão podemos afirmar que não existe, nem pode existir uma Igreja Ortodoxa Não –Canônica, e que isto se implicaria uma contradição grave. A Ortodoxia , como todos sabem , repousa de maneira indissolúvel sobre os aspectos da Canonicidade: a dogmática e a administrativa, e nossa Igreja segue-se por este prisma. É importante destacar que o estatus de canonicidade de uma Igreja não é algo estanco monolítico, ou pétreo, sendo que é um fenômeno dinâmico, porque a Igreja, como criatura de Deus, é uma Instituição ‘Viva’’ e se bem é assistida pelo Espírito Santo, o que lê da sua dimensão Transcendente è dada por Estabilidade de Deus Imutável ( Cristo, ontem , hoje sempre ), também está governada por homens , os quais podem ser santos ou pecadores , valentes ou medrosos prudentes ou temerários , mas sempre será a Igreja de Cristo.
Autoridade suprema na Santa Igreja Católica Apostólica Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, que se compõe de todos os Patriarcas chefes das Igrejas Autocéfalas e os Arcebispos Primazes das Igrejas Autônomas, que se reúnem por chamada do Patriarca Ecumênico de Constantinopla e sob a sua presidência, em local e data que ele determinar.
A autoridade suprema regional em todos os Patriarcados autocéfalos e Igrejas Ortodoxas autônomas é da competência do Santo Sínodo Local, que é composta dos Metropolitas chefes das arquidioceses sob a presidência do próprio Patriarca ou Arcebispo que convoca a reunião, marcando a data, o local e a ordem do dia.
Igrejas Ortodoxas Autocéfalas
Existem 14 Igrejas Ortodoxas Autocéfalas que são, geralmente, reconhecidas como tais. Uma Igreja Autocéfala possui o direito de resolver todos os seus problemas internos em base a sua própria autoridade, tendo também o direito a remover seus próprios bispos, incluindo o próprio patriarca, arcebispo ou metropolita que presida esta Igreja. Cada Igreja Autocéfala atua independentemente mantendo, todavia, comunhão canônica e sacramental plena umas com as outras.
Atualmente, estas Igrejas Ortodoxas Autocéfalas incluem os quatro antigos patriarcados orientais (Constantinopla, Alexandria Antioquia e Jerusalém), assim como as outras dez Igrejas Ortodoxas que surgiram nos séculos posteriores, quais sejam: Rússia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Geórgia, Chipre, Grécia, Albânia e Repúblicas Tcheco e Eslováquia.
Por iniciativa própria, o Patriarcado de Moscou concedeu o status de autocefalía a maior parte de suas paróquias nos Estados Unidos que passou a se denominar Igreja Ortodoxa na América; não obstante, o Patriarcado de Constantinopla reclama para si a prerrogativa de outorgar autocefalía e, por este motivo, outras Igrejas Ortodoxas ainda não reconhecem o status da Igreja Ortodoxa na América.
Das Igrejas Ortodoxas Autocéfalas, nove são Igrejas Patriarcais:
1. Constantinopla
2. Alexandria
2. Alexandria
3. Antioquia
4. Jerusalém
5. Rússia
6. Sérvia
7. Romênia
8. Bulgária
9. Geórgia
5. Rússia
6. Sérvia
7. Romênia
8. Bulgária
9. Geórgia
As demais Igrejas Ortodoxas Autocéfalas são presididas, seja por um arcebispo, seja por um metropolita.
Igrejas Ortodoxas Autônomas
Existem cinco Igrejas Ortodoxas Autônomas que funcionam de modo independente no que diz respeito aos seus assuntos internos, porém, sempre dependendo canonicamente de uma Igreja Ortodoxa Autocéfala. Na prática, isto significa que a «cabeça» de uma Igreja Autônoma deverá ser confirmada em ofício pelo Santo Sínodo de sua Igreja-Mãe.
As Igrejas Ortodoxas de Finlândia e Estônia são dependentes do Patriarcado Ecumênico, enquanto que a de Monte Sinai depende do Patriarcado de Jerusalém. A estas três Igrejas Ortodoxas Autônomas deveríamos acrescentar as outras duas Igrejas que Moscou outorgou autonomia: a saber: a Igreja Ortodoxa da China e a Igreja Ortodoxa do Japão, ambas filhas da Igreja Russa. Tais ações ainda não tiveram o reconhecimento oficial do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.
Doutrina
A Igreja Catholica Apostólica Orthodoxa do Rito Bizantino – IOBE , baseia sua doutrina em Jesus Cristo o filho de Deus, que foi enviado por Deus para redimir o mundo livrando o homem da perdição, por meio de sua graça salvadora.
O Novo Testamento tem lugar de destaque, pois apresenta Jesus Cristo o centro da sua Doutrina , ela acredita em Jesus Cristo Deus perfeito e homem perfeito.Como resumo do evangelho que é a boa nova ao mundo , ela adota unicamente o CREDO-NICENO-CONSTANTINOPOLITANO.
A ORDEM SACERDOTAL
A Ordem é o Santo Sacramento em que o Divino Espírito Santo concede ao condignamente eleito o poder de celebrar os santos sacramentos e instruir espiritualmente os fiéis da Santa Igreja.
O Clero Ortodoxo divide-se em três graus principais , sendo que para transmitir a dignidade de cada um desses graus , é necessária uma Consagração separada efetuada por um ou mais Bispos . A Consagração do Diácono e do Sacerdote é efetuada por um Bispo pela imposição das mãos e pronunciamento de formulas sagradas com invocação do Divino Espírito Santo.
Bispo é Consagrado por outros três Bispos, entre os quais um deve ser obrigatoriamente um Arcebispo.
Os graus das Consagrações Sacerdotais são:
Diácono, o grau inferior de Consagração.
Sacerdote, o grau superior de Consagração.
Bispo, o grau supremo de Consagração.
Diácono:
O Diácono auxilia nos ofícios religiosos e na celebração dos Santos Sacramentos, sem, todavia ter direito de celebrá-los individualmente.
È, portanto, um auxiliar do sacerdote e do bispo. O diácono recebe a imposição das mãos dos bispos, confirmando sua missão diante da comunidade que serve.
Dentro do diaconato existem graus de dignidade:
Diácono, Protodiácono e Arquidiácono. Temos ainda o Hierodiácono que é um diácono monge (solteiro). O Protodiácono é um titulo honorifico ao diácono casado, e Arquidiácono um titulo honorifico ao diácono solteiro.
Sacerdote:
O Sacerdote (presbítero) , celebra todos os Santos Sacramentos , com exceção do Santo Sacramento da Ordem. Ao mesmo tempo, cuida o sacerdote de todos os serviços religiosos.
Todavia, para isto é sempre necessária a aprovação do bispo. Isto demonstra perfeitamente, que o sacerdote e o diácono não são elementos independentes da hierarquia católica ortodoxa, mas sim estritamente ligados ao Bispo ou Arcebispo da Diocese e em completa dependência dos mesmos em assuntos espirituais e administrativos.
O Clero (presbítero) católico ortodoxo esta dividido em dois grupos distintos: Branco que é o clero casado e Negro que é o clero solteiro (monástico) . A opção presbiterial é feita no diaconato com a possibilidade de o mesmo ser casado ou não, uma vez feita a escolha, o religioso não poderá fazer Segunda opção, o sacerdote recebe a imposição das mãos dos bispos, confirmando seu chamado para a missão que foi confiado.
Toda ordenação sacerdotal é realizada durante a celebração litúrgica na presença da comunidade.
Os Sacerdotes podem ainda receber certos títulos honoríficos pelo seu trabalho pastoral, como Protopresbitero, Arquimandrita , Arcipreste , etc.
Bispo :
A Consagração de um Bispo é presidida por três ou dois outros, a fim de acentuar o aspecto coligado do episcopado.
O mesmo deve ser solteiro e ter conduta moral ilibada, como também ter um conhecimento intelectual amplo e carisma pastoral para conduzir melhor o rebanho do Senhor. O Bispo celebra todos os sacramentos sem exceção, possuindo, também, o poder de consagrar novos clérigos da Santa Igreja, transmitindo desta forma o poder do Divino Espírito Santo, herdado dos Santos Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nossa Santa Igreja , segundo a tradição deseja que seus Bispos e Arcebispos e também seus Sacerdotes sejam celibatários e Consagrados inteiramente a Deus e a Sua Igreja , sendo que a ordem sacerdotal pode ser dada a um diácono casado( Cânon da Igreja Bizantina : 18 e 26) . Para o Episcopado poderá ser um sacerdote viúvo, ou um casado que tenha firmado com a esposa um vínculo de irmandade, documentado por ambos, e mesmo assim, após fecundo estudo e rigorosa observação de vida geral, sendo que para estes casos, as Sagradas Ordens, poderá ser dada por eles, somente com a presença do Metropolita Primaz. Entretanto, para as Consagrações Episcopais, as mesmas somente serão efetivadas pelo Arcebispo Metropolita e Primaz Locum Tenens .
O Bispo pode chamar-se Arcebispo ou Metropolita , quando é um Bispo que governa uma grande Eparquia (Diocese) , ou que mereceu principal distinção pelo seu trabalho.
O Arcebispo Primaz em uma região ou pais é o prelado que usufrui categorias superior aos Bispos e Arcebispos de uma região ou pais .
Nossa Santa Igreja é governada por um primus inter pares, o Arcebispo Metropolita e Primaz Locum Tenens, que é o Presidente do Santo Sínodo.
Além dos três graus do clero da Igreja, temos varias funções que tomam parte do clero da Igreja Católica Ortodoxa, a saber:
Postulante : ao iniciar nas atividades junto ao clero no altar
Paraeclesiarco: auxiliam os Santos Ofícios, já tendo passado pelo postulantado.
Hipodiácono: os que poderão seguir carreira eclesiástica servem a missa e outros ofícios Santos, vestem - se iguais aos diáconos , com uma única exceção não devem usar o cinto “ Oration” cruzado no peito e nas costas , podendo dizer que é um vice-diacono ou sub-diácono.
Leitorado, é um ministério desenvolvido por membros da comunidade, devidamente escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.
Os postulantes, paraeclesiarcos, Hipodiaconos, Diáconos, devem auxiliar pela ordem, limpeza e asseio da Igreja, para a maior gloria e beleza dos ofícios religiosos e para a maior gloria de Deus na terra.
Proclamação e Entronização Patriarcal no Estrangeiro da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro, Patriarcado Catholico Orthodoxo Ecumênico das Américas, Eurásia, África e Oceania.
Nós Bispos e Clero Sinodal da Santa Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro, parte inseparável da Igreja de Cristo, a Santa Igreja Catholica Apostólica Orthodoxa do Rito Bizantino Eslavo nas Américas e no mundo, reunidos sob a proteção do Espírito Santo, Proclamamos nosso Terceiro Patriarca Ecumênico no Estrangeiro desta nossa Santa Igreja, sempre pautados pelo pensamento de Cristo, e voltados para os ensinamentos dos Santos Pais da Igreja, sabemos que sofreremos como Cristo sofreu muitas perseguições, mas este é o verdadeiro caminho dos seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, o único dono da Igreja Cristã no mundo. Sejamos perseverantes como foram os Santos Apóstolos e todos os Santos Mártires e Missionários da Igreja nascente, e proclamamos em nome do Espírito Santo de Deus nosso Metropolita Primaz Athanasios Aloysios, nosso Terceiro Patriarca no Estrangeiro, que Sua Beatitude Athanasios Iº Aloysios, seja abençoado por Deus Pai, Filho e Espírito Santo na condução desta fração da Igreja do Cristo no mundo, a Santa Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro , e que esta data de 12 de janeiro de 2013 seja escrita na história de nossa Igreja e nos corações de todos os fiéis cristãos que conosco caminham , amem.
Dado e passado nesta Cidade abençoada por Deus de São Paulo de Piratininga, Estado de São Paulo, Brasil,
Sua Emcia. Mar Jacob, Arquieparca Coadjutor, Gran Chanceler e Delegado Geral Patriarcal Eleito. – S. Paulo
Sua Emcia. Mar Nagui, Arquieparca do Estado do Rio de Janeiro.
Sua Emcia. Mar Valeriano, Arquieparca Geral da Argentina.
Sua E. Dom Franc, Arquieparca de São Vicente, prov. de B. A., Argentina.
Sua Excia. Dom Teophano, Eparca Coadjutor de B. A. para Argentina.
Sua Excia. Dom Arnedo, Bispo em Missiones - Argentina.
Sua Excia. Dom Elias, Eparca Auxiliar de São Paulo.
Sua Excia. Dom Serafin, Eparca de Toluca para o México.
S. Excia. Dom Henrick Marcianiak , Bispo de Torgonora , Polônia
S. Excia. Dom Andrew, Bispo de Owerra , Nigéria .
Arcipreste Mitrado Fabiano, Vigário Geral e Chanceler – S. Paulo.
Arcipreste Arcadio Canuto, Vigário em São Vicente, prov. B. A., Argentina.
Arcipreste Pavel, Vigário em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.
Arcipreste Georgij, Reitor em Rosário, Argentina.
Arquimandrita Lucas, Marsala, Itália.
Arquimandrita Kyrilos, Vigário Auxiliar e Vice Chanceler – S.Paulo.
Padre Nikolay, Reitor em Jarinu- S.Paulo.
Padre Felipe , Vigário Episcopal de Matipo para Minas Gerais.
Padre Jorge, Capela particular em Santo André – S.Paulo.
Protodiácono Alexis, Reitor em Capela do Alto – S.Paulo.
Diácono Paulus Luiz, de Mauá – S. Paulo.
Diácono Andreas Nilton, de Mauá – S. Paulo.
Diácono Thiago, de Matipo – Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário